Feminismo: Modinha ou Revolução?


Olá pessoal! Sou feminista e estou aqui para esclarecer alguns pontos que estão em discussão sobre o assunto nos últimos meses. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários que responderemos.




Iniciado no século XIX, o feminismo, cujo objetivo é a equidade de gênero, teve como sua principal percursora a filosofa Simone de Beauvoir. 





Vivia-se uma época de luta pela liberdade individual, porém, a sociedade não considerava a mulher efetivamente gente para precisar lutar por isso. No contexto atual, presencia-se uma difusão e aspiração pela total democracia, não seria óbvio atingirmos a igualdade tão sonhada?




Mas, não! A distorção é grande e cada um só adere o que lhe favorece. Sendo as mulheres vistas como frágeis e submissas é mais fácil controlar a metade da população, negar-lhes representatividade e direitos...

É fácil notar o cenário da opressão: vá a uma praia e reparem os homens e as mulheres; os homens estão apenas de sunga e os seios à mostra, mas elas têm de cobrir àquilo que lhes é igual. Além de que quando as meninas são pequeninas e seus hormônios ainda não começaram a denúncia-las não há problema em ir apenas com a calcinha do biquíni para a praia, até as confundem com os rapazinhos; porém, quando a puberdade chega as veste são, às vezes, até minúsculas, mas se não cobrir aquele biquinho saliente, você é julgada.



Por que essa sexualização dos seios femininos? Não que deveríamos todos andar desprovidos de roupa, mas por que apenas a mulher é objetivada e oprimida? Parece bobagem, só que isso reflete uma hierarquia de um sexo em detrimento de outro, confere poder e em troca disso submissão e inferiorização. 





Com toda certeza vocês já se depararam nas redes sociais com as discussões sobre o feminismo e suas vertentes, entretanto, o que não faltam são distorções sobre essa luta. Difundida pelos machistas, essa confusão feita sobre a militância feminina serve para causar repulsa, uma das mais conhecidas e intrigantes é a misandria: aversão ao sexo masculino; assim como o femismo: a mulher como ser superior ao homem








Por isso, é bom vocês ficarem atentos e atentas, além de nunca se esquecerem que pregamos apenas a igualdade de gêneros; sendo esse: heterossexual, homossexual, bisexual, transexual ou até assexual; e sendo ela econômica, jurídica e social.





Aqui vai o significado de algumas palavras usadas em prol das causas feministas:
Sororidade: união da mulheres em defesas por elas mesmas;
Emponderamento: dar poder de autonomia.






É um prazer fazer parte dessa luta pela igualdade.

E lembrem-se: A excelência da razão não depende do gênero!




Qualquer dúvida ou acréscimo que queiram fazer, seu comentário é sempre muito bem-vindo e respeitado aqui, fiquem à vontade!



No mais, espero que tenham gostado e que o post façam-nas refletir as ideias aqui abordadas.
Um beijo,

PietraMattos.

5 comentários:

  1. Olá
    Eu acredito no feminismo e espero com o dia que ele tomara o lugar do machismo em nossa sociedade. Muitas pessoas, principalmente homens, dizem não serem a favor do feminismo porque ai eles seriam os inferiores. Ao mesmo tempo em que eles assumem que nos tornam inferiores, mostram não ter conhecimento algum dessa luta. Quem sabe um dia as pessoas aprendam as diferenças entre essas palavrinhas.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Lary! Compartilhamos da mesma opinião. Que bom que ainda existem pessoas sensatas. rs
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu anjo, aceitei seu convite e vim ler seu blog kkk
    Escreve muito bem, gostei de ver. Não sou a melhor pessoa para comentar sobre feminismo, mas apoio algumas coisas. Kkk Vou ler os outros posts :*

    ResponderExcluir